terça-feira, 10 de março de 2009

Criança também fica de luto


Relendo uma revista antiga de educação encontrei esse texto e achei muito interessante.
Acredito que não só eu, mais a grande maioria dos professores se sentem de mãos atadas quando algum aluno perde um ente querido.
Nós adultos já sofremos muito quando deparados com a morte, os pequenos então sentem aos montes.
Encontrei meio que uma luz nesse texto, espero que gostem e que seja tão útil para vocês como foi para mim.

Segue texto

Objetivo: Acolher o enlutado
Ano: Pré-escola

Tempo estimado
Quando morrer um parente de uma criança, um membro da equipe escolar ou alguém conhecido de todos.

Desenvolvimento
Aproxime-se com delicadeza, sem intervir diretamente e sem forçar o enlutado a abraçar, falar ou participar de atividades. Mas não o deixe sozinho. O importante é ele perceber que há uma pessoa adulta atenta ao seu sofrimento.

Mais do que dizer algo para consolá-lo, deixe que ele expresse suas emoções e só ouça.

Se a criança fizer perguntas, seja o mais objetivo possível. Diga o que realmente aconteceu, com as palavras certas, e não use eufemismos como foi viajar, está dormindo ou foi para o céu.

Pergunte se ela quer contar aos colegas o que aconteceu ou prefere que você o faça. Nas duas hipóteses, reúna todos em roda e, depois de comunicado o fato, pergunte se alguém já passou pela mesma situação. A troca de experiência conforta e é um incentivo para deixar aflorar os sentimentos. Sugira que a turma chame esse colega para brincar, mas sem insistir.

Leve filmes como Bambi e O Rei Leão para a sala. Depois, dê lápis de cor ou giz de cera para que todos desenhem algo sobre o que sentiram diante das cenas de morte. Incentive os comentários e opiniões.

Em caso de haver agressão por parte do enlutado, deixe claro a ele que todos entendem e respeitam sua dor, mas que isso não lhe dá o direito de agir com violência e descontar nos colegas.

Quando falecer alguém conhecido (artista ou pessoa importante na comunidade), não perca a oportunidade de conversar sobre o assunto. Explique o que é um cemitério, por que as pessoas são enterradas, por que os vivos visitam os mortos no feriado de Finados, o que é um velório etc.

Se a escola perder um funcionário ou professor, organize um ritual de homenagem com a participação de todos. A cerimônia pode ser simples, como o plantio de uma árvore. Assim, sempre que alguém olhar para ela poderá lembrar com carinho de quem se foi. Em sala, sugira fazer um desenho (coletivo ou individual) ou pensar em algumas palavras que poderiam ser ditas para a pessoa.

Se a perda foi de um familiar da criança sugira que ela, se quiser, leve uma foto para a escola. Isso pode diminuir o desconforto da ausência.

Se ela chorar muito, explique aos colegas dela o motivo. Oriente-os como agir quando se vê alguém aos prantos: ficar perto e oferecer ajuda ou um lenço de papel. Incentive-os a falar da tristeza e da raiva que surgem pela perda ou do que cada um sentiu quando alguém morreu. Nunca reprima ou tente conter o choro, pois as emoções fazem parte da vida e precisam ser expressadas.
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*Revista Nova Escola
Do Laboratório de Estudos sobre a Morte, da Universidade de São Paulo.


Beijinhos da Kaká

segunda-feira, 9 de março de 2009

Parabéns para todas as mulheres ♥



Como diz a música de Ana Carolina,

"Mãe, pacista, atleta, manicure, diplomata, dona da botique, enfermeira e acrobata"... é isso mesmo, ser mulher é ter muitas faces, muitas profissões e tudo isso sempre com a delicadeza e sensatez do seu instinto de Mulher.


Parabéns para todas as mulheres!!


sábado, 7 de março de 2009

Brincar é coisa séria!


Brincar é coisa séria.
Toda criança deveria poder brincar. Através da brincadeira a criança atribui sentido ao seu mundo, se apropria de conhecimentos que as ajudarão a agir sobre o meio em que ela se encontra. Em alguns momentos ela vai reproduzir, em suas brincadeiras, situações que presenciou em seu meio. Por exemplo, ela pode efetuar o seguinte diálogo com sua boneca: “Hoje está frio, por isso você não pode tomar sorvete", “Nana, nenê...". A criança vai repetir com seus brinquedos e amigos o modo pelo qual os adultos a tratam e conversam com ela. Em outros momentos ela poderá representar as ações dos adultos: a mãe varrendo a casa, a professora cantando, o pai lavando o carro etc.
Podemos observar também crianças brincando com uma pedra como se fosse um carro, ou uma vassoura imaginando que esta é um cavalo.As crianças aplicam todos os recursos necessários para que isso se transforme no objeto desejado. Fazem barulho, usam o próprio corpo como extensão do objeto.
As crianças podem vestir roupas e acessórios dos adultos e assumir seus papéis. Por exemplo: Quando coloca a gravata do pai o menino diz que vai trabalhar; a menina ao colocar a bolsa e colar da mãe diz que voltou do salão de beleza; ao colocar a máscara de um animal a criança passa a latir, andar de quatro etc.
As brincadeiras aparentemente simples são fontes de estímulo ao desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança. Também é uma forma de auto-expressão. O faz-de-conta estimula a fantasia, a criatividade e dá possibilidades à criança de construir símbolos, cenários, personagens únicos ou qualquer coisa que desejar. Além disso, estimula a interação com outras crianças e a aquisição da linguagem.
É importante estimular a criança a brincar. Por isso, os pais devem oferecer brinquedos e espaço adequado. Muitas vezes "sucatas" como: caixas de sapato, potes, rolos de papel higiênico tornam-se brinquedos criativos e baratos entretendo toda a família. Os pais podem participar das brincadeiras desde que não tomem conta com ordens ou tentando tomar o controle da brincadeira.
Para crianças de 2 a 7 anos, sugiro “O baú da fantasia”
Com o objetivo de desenvolver a imaginação e o "faz-de-conta".
Crie com os pequenos um baú com roupas, acessórios e fantasias.Não precisa necessariamente ser tudo novo, saia a caça na sua casa Cada criança veste a roupa escolhida. Organize um desfile ou faça com que ela dramatize situações. Os menores podem apenas se fantasiar. Não esqueça de levá-los até o espelho para se enxergarem, pois terão reações diversas, como: medo, alegria, estranheza. Converse sobre tais sentimentos.
Adoro essa coisa de faz de conta, essa brincadeira citada a cima é ótima, até nós adultos viajamos e incorporamos os papéis escolhidos e os pequenos então, fácil fácil ver o brilho no olhar, precisamos passar a dar o verdadeiro valor para o BRINCAR.



Beijinhos para todos!!

quinta-feira, 5 de março de 2009

Toquinho no Mundo da Criança

O Mundo da Criança

É sempre colorido, muitas vezes de papel
Com arcos, flechas, índios e soldados
Cheinho de presentes feitos por Papai Noel
O mundo da criança é iluminado

Baleias gigantescas, violentos tubarões
Mistérios de um espaço submerso
Espaçonaves passam por dez mil constelações
O mundo da criança é um universo
O mundo da criança é um universo

Pipas, piões, bolas, balões, skates e patins
Vovó, vovô, mamãe, papai, família
É fácil imaginar uma aventura
Dentro de uma selva escura
Com perigos e armadilhas

Viagens para encontrar minas de ouro
Piratas e um tesouro enterrado numa ilha
Imagens, games, bate-papos no computador
O tempo é cada vez mais apressado
E mesmo com esse imenso e interativo amor
O mundo da criança é abençoado
O mundo da criança é abençoado




Essa música e outras você encontra no CD e DVD "Toquinho no Mundo da Criança".
Este DVD possui sete animações - Aquarela, O Pato, O Caderno, Errar é Humano, A Bicicleta, A Casa, além do O Mundo da criança e mais alguns extras.
Eu adoro Toquinho e essa coletânea nem se fale,é maravilhosa, vale muito a pena ter, não só as professoras como as mamães, a criançada ADORA.

Fica a dica =]

A Chuvarada

Quando eu era auxiliar de classe vi uma professora de outra série trabalhando esse livro " A Chuvarada" fiquei encantada e tudo de bacana que eu via sendo feito pelas outras professoras eu registrava e sonhava com o dia que eu seria regente da sala e assim poder desenvolver com meus pequenos minhas atividades.
Hoje eu sou a regente e pude trabalhar esse livro que eu tanto gosto.

"Vem caindo à chuvarada e o sossego do jardim vai por água abaixo.
Formiga, joaninha, borboleta, lesma, grilo, caracol e tatu-bola, tão miudinhos, coitadinhos, correm em busca de abrigo. Todos terminam bem, mas molhados, e ainda têm uma grande surpresa"(...)

Com esse livro é possível trabalhar os animais de jardim, a importância dos mesmos e outros, o livro é bem colorido e atrativo para os pequenos.
Dá para trabalhar muita coisa, vai dá criatividade dá professora.
Eu fiz a leitura da história com eles, explorei bastante os animais, a importância dos mesmos, a questão da preservação, fomos no jardim da escola e vimos alguns desses animais, os que não tinha na escola eu procurei feito uma maluca "risadas" e levei para eles conhecerem, enfim explorei até o último e no final desse trabalho fiz com eles uma "chuvadara", todos de roupinha de banho, fomos para o jardim da escola, liguei a mangueira simulando a chuva e CHUVARADA neles, nessas tardes quentes de São Paulo dos últimos dias, imagina só que delícia, eles adoraram, tiveram contato com a terra molhada e se divertiram aprendendo.

Fica minha dica, “A Chuvarada”

Autoria:
- Isabella Carpaneda
- Angiolina D. Bragança
Ilustração:
- Tati Rivoire

quarta-feira, 4 de março de 2009

Você ainda faz uau?

Lá vai um vídeo que eu adoro, música de Giuseppe Povia - Cuando los niños hacen ooh, traduzindo "Quando as crianças fazem uau".
Essa música me encantou desde a primeira vez que eu ouvi e espero que os encante também.
Eu sou uma eterna apaixonada pelo universo das crianças e essa música nos remeti a esse universo repleto de pureza.
E vale uma reflexão, ainda fazemos uau diante da vida? Ou as responsabilidades, problemas, falta de tempo e outros nos deixam cada dia mais frios?


Como dizia Gonzaguinha e eu assino embaixo, "Eu fico com a pureza das respostas das crianças.É a vida! É bonita e é bonita!".

Segue link do vídeo.

http://www.youtube.com/watch?v=0Td2xqSW1m8&feature=related

Gostaram??

Quando eu...

Quando eu ficar velha, quero me lembrar que aproveitei cada minuto da minha vida como se fosse o único que eu tinha, mesmo quando tive que passar esse minuto em um trabalho tedioso ou em uma fila que não andava.
Quero me lembrar que eu fui eu a maior parte do tempo e que mesmo aos pedaços eu consegui ser inteira, que nunca ocultei nem meu rosto, nem minhas intenções por trás de nenhuma máscara em nome de nenhum cargo ou papel, nem permiti que qualquer responsabilidade,
por maior que fosse, me deixasse prepotente e chata.
Quero me lembrar que sempre segui a minha própria cabeça, respeitando o meu corpo e ouvindo o meu coração.
Quero contemplar o meu passado sem nenhuma sensação de perda ou de arrependimento, tendo a certeza de que, se deixei de fazer algo, não terá sido por auto-repressão, mas por livre-escolha.
Quero me lembrar que eu dancei, cantei, brinquei e fui feliz até na infelicidade.
Quero me lembrar que andei descalço, de patins e de bicicleta, tomei banho de cachoeira, comi pipoca, chupei picolé, fiz bobagem, beijei na boca, namorei de paixão, briguei de não voltar, fiquei na fossa, voltei, chorei no cinema, chorei na realidade, sonhei nos dois, tive sarampo, catapora, caxumba e fantasia sexual enfim, que vivi sem me importar com a idade mas com a felicidade.Pois momentos não precisam ser eternos para ser inesquecíveis!




Meu primeiro blog!


Hoje dia 4 de março de 2009 resolvi criar o meu blog.

Sou frequentadora assídua de alguns blogs e acho um meio muito bacana de trocar idéias, notícias, dicas e outros.

Pretendo postar de tudo por aqui, sem nenhuma regra.

Pois bem, aqui estou, "Coisas de quem gosta de ensinar" está no ar!