sábado, 7 de março de 2009

Brincar é coisa séria!


Brincar é coisa séria.
Toda criança deveria poder brincar. Através da brincadeira a criança atribui sentido ao seu mundo, se apropria de conhecimentos que as ajudarão a agir sobre o meio em que ela se encontra. Em alguns momentos ela vai reproduzir, em suas brincadeiras, situações que presenciou em seu meio. Por exemplo, ela pode efetuar o seguinte diálogo com sua boneca: “Hoje está frio, por isso você não pode tomar sorvete", “Nana, nenê...". A criança vai repetir com seus brinquedos e amigos o modo pelo qual os adultos a tratam e conversam com ela. Em outros momentos ela poderá representar as ações dos adultos: a mãe varrendo a casa, a professora cantando, o pai lavando o carro etc.
Podemos observar também crianças brincando com uma pedra como se fosse um carro, ou uma vassoura imaginando que esta é um cavalo.As crianças aplicam todos os recursos necessários para que isso se transforme no objeto desejado. Fazem barulho, usam o próprio corpo como extensão do objeto.
As crianças podem vestir roupas e acessórios dos adultos e assumir seus papéis. Por exemplo: Quando coloca a gravata do pai o menino diz que vai trabalhar; a menina ao colocar a bolsa e colar da mãe diz que voltou do salão de beleza; ao colocar a máscara de um animal a criança passa a latir, andar de quatro etc.
As brincadeiras aparentemente simples são fontes de estímulo ao desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança. Também é uma forma de auto-expressão. O faz-de-conta estimula a fantasia, a criatividade e dá possibilidades à criança de construir símbolos, cenários, personagens únicos ou qualquer coisa que desejar. Além disso, estimula a interação com outras crianças e a aquisição da linguagem.
É importante estimular a criança a brincar. Por isso, os pais devem oferecer brinquedos e espaço adequado. Muitas vezes "sucatas" como: caixas de sapato, potes, rolos de papel higiênico tornam-se brinquedos criativos e baratos entretendo toda a família. Os pais podem participar das brincadeiras desde que não tomem conta com ordens ou tentando tomar o controle da brincadeira.
Para crianças de 2 a 7 anos, sugiro “O baú da fantasia”
Com o objetivo de desenvolver a imaginação e o "faz-de-conta".
Crie com os pequenos um baú com roupas, acessórios e fantasias.Não precisa necessariamente ser tudo novo, saia a caça na sua casa Cada criança veste a roupa escolhida. Organize um desfile ou faça com que ela dramatize situações. Os menores podem apenas se fantasiar. Não esqueça de levá-los até o espelho para se enxergarem, pois terão reações diversas, como: medo, alegria, estranheza. Converse sobre tais sentimentos.
Adoro essa coisa de faz de conta, essa brincadeira citada a cima é ótima, até nós adultos viajamos e incorporamos os papéis escolhidos e os pequenos então, fácil fácil ver o brilho no olhar, precisamos passar a dar o verdadeiro valor para o BRINCAR.



Beijinhos para todos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário